Quem assina, quem responde

O médico do PCMSO precisa visitar a empresa? A norma não fixa a visita, fixa o que ela precisa entregar.

Quem contrata um médico de outra cidade para responder pelo PCMSO acaba perguntando se ele precisa ir até a empresa. A resposta curta é que a NR-07 não usa a palavra “visita”. A resposta útil é outra: a norma exige coisas que dependem de conhecer o trabalho, e há situações em que só ver o local resolve. Este texto separa as duas.

1. O que a NR-07 diz — e o que ela não diz

Comece pelo que está escrito. O PCMSO nasce do PGR, não de uma observação própria do médico:

NR-07, item 7.5.1 “O PCMSO deve ser elaborado considerando os riscos ocupacionais identificados e classificados pelo PGR.”

Em 31/10/2026 foram feitas buscas no texto vigente da NR-07, e os resultados foram zero para a raiz “visit”, zero para “presencial” e zero para “in loco”, e a expressão “ambiente de trabalho” também não aparece. Isso quer dizer duas coisas, e as duas valem: a NR-07 não impõe a visita como ato, e também não a proíbe. Quem escreve “o médico é obrigado a ir” ou “o médico nunca precisa ir” está atribuindo à norma o que ela não diz.

O que a norma impõe é um conjunto de resultados. É nesses resultados que a pergunta sobre a visita deve ser colocada.

2. O que o médico precisa entregar

Os itens da NR-07 que dependem de conhecer o trabalho são quatro:

Item da NR-07O que exige do médicoComo se cumpre, em regra
7.5.1elaborar o programa pelos riscos que o PGR identificou e classificouleitura do inventário e do plano de ação
7.5.5reavaliar inconsistências do inventário em conjunto com os responsáveis pelo PGRpergunta ao responsável, resposta por escrito, ajuste de um dos dois documentos
7.5.4, “d”garantir que o programa seja conhecido e atendido por todos os médicos examinadoresentrega do programa à clínica, com a grade por função
7.6.5apresentar e discutir o relatório analítico com a área de SST e a CIPAreunião, presencial ou não: a norma não diz

Nenhum desses itens, lido sozinho, exige o médico no local. Todos exigem que ele saiba o que acontece lá, e esse saber tem um caminho normal, que é o PGR. O inventário é feito sob responsabilidade da organização, datado e assinado (NR-01, item 1.5.7.2), e é nele que o processo, o ambiente, os perigos e os grupos expostos estão descritos. A visita de campo, quando houve, é do PGR: o que registrar nela está em visita técnica para o PGR. Um PCMSO bem feito lê essa visita; não a repete.

3. Quando o inventário não basta

O item 7.5.5 é o que abre a porta:

NR-07, item 7.5.5 “O médico responsável pelo PCMSO, caso observe inconsistências no inventário de riscos da organização, deve reavaliá-las em conjunto com os responsáveis pelo PGR.”

Reavaliar em conjunto é um verbo de trabalho, e o trabalho pode passar por perguntas, fotos e conversa. Quando a informação obtida assim não fecha a conta, a ida ao local deixa de ser opção de conforto e vira o meio de cumprir o item. As situações mais comuns:

SituaçãoO que costuma bastarQuando a ida entra
Inventário genérico: “risco ergonômico” sem dizer de qual postopedir ao responsável pelo PGR a descrição por posto, com fotos datadasa descrição continua sem permitir ligar risco, agravo e exame
Atividade que exige aptidão específica, sem descrição suficientedescrição da tarefa, do equipamento e da frequência pelo responsável da áreaa aptidão a consignar no ASO depende de condição que só se vê no local
Risco do inventário que contradiz o que os trabalhadores relatam nos examesconversa com o responsável pelo PGR e leitura dos dados agregados do relatório analíticoa contradição persiste e afeta a grade de exames
Alteração em exame que sugere exposição fora do que o PGR descrevereavaliação com o PGR (item 7.5.19.4 ou 7.5.19.5, conforme o achado)a causa não aparece nos documentos, e outros expostos precisam ser identificados
Mudança grande de processo ou de leiaute depois do PGRo responsável pelo PGR revisa o inventárioa descrição por escrito não capta o que mudou

Duas definições da própria norma ajudam a dimensionar. Primeira, o que são atividades críticas:

NR-07, glossário, “Atividades críticas” “Atividades críticas: aquelas que exijam avaliação médica específica para definir a aptidão do empregado.”

É nessa categoria, em que a aptidão depende de uma decisão médica sobre um trabalho específico, que a descrição escrita mais frequentemente fica curta (itens 7.5.3 e 7.5.19.2). Segunda, o que a norma pede quando um exame encontra algo:

NR-07, item 7.5.19.6.1 “O médico responsável pelo PCMSO deve avaliar a necessidade de realização de exames médicos em outros empregados sujeitos às mesmas situações de trabalho.”

Para saber quem são os empregados “sujeitos às mesmas situações de trabalho”, o médico precisa de uma descrição que identifique a situação. Quando o inventário não a dá, o caminho é o mesmo: perguntar, receber por escrito e, se não bastar, ir ver.

4. Médico de outra cidade ou de outro estado

A distância entre o médico e a empresa não cria nem tira nenhum desses deveres. A NR-07 não fala de domicílio do médico: o que ela usa como critério de localidade é a existência de médico do trabalho para a exceção do item 7.5.2, como mostra PCMSO assinado por médico de outro estado. O que a distância muda é o custo de obter a informação. Quanto menos o médico vê o local, mais o PCMSO depende da qualidade do PGR, e é por isso que a conferência documental importa tanto: o médico remoto assina sobre o que recebeu.

Convém separar, ainda, o programa do exame. Este texto trata do médico que responde pelo PCMSO. Quem examina o empregado é outra figura, com outras regras, que estão em médico examinador e médico responsável, e o que se discute sobre exame ocupacional à distância está em exame ocupacional por telemedicina.

5. O que a empresa pode fazer para facilitar

Quem contrata médico de outra cidade tem como encurtar a distância sem esperar a visita. Cada item abaixo é prática, não exigência da norma, e todos alimentam o item 7.5.5:

  • Indicar uma pessoa de contato para as perguntas do médico, com autoridade para responder pelo PGR.
  • Enviar fotos datadas dos postos e dos equipamentos, combinadas com os trabalhadores e sem expor quem não concordou.
  • Descrever as atividades críticas com frequência, duração e equipamento usado.
  • Avisar o médico das mudanças de processo e de leiaute assim que acontecem, e não só na revisão do PGR.
  • Responder por escrito, para que a pergunta e a resposta fiquem no histórico.

6. A discussão do relatório também pode ser à distância?

O item 7.6.5 manda apresentar e discutir o relatório analítico com os responsáveis por SST e com a CIPA, quando existente, “para que as medidas de prevenção necessárias sejam adotadas”. A norma não diz onde nem como: a busca por “presencial” deu zero. O que ela exige é que a discussão aconteça e produza medida. Reunião por vídeo, com ata e lista de participantes, é uma forma de cumprir; o que não cumpre é entregar o relatório e dar o assunto por encerrado. O fluxo dos dados que o médico precisa para chegar a essa reunião está em relatório analítico com exames de outra clínica.

7. Exemplo fictício: a descrição que não fecha

Exemplo inventado. Uma distribuidora fictícia tem PGR com o perigo “movimentação de carga” para o “auxiliar de logística”. O médico responsável, em outra cidade, monta a grade, mas não consegue decidir se a função inclui trabalho em altura em estantes. Ele pergunta ao responsável pelo PGR. A resposta é por escrito, com fotos datadas: há estantes de quatro níveis e o uso de escada fixa de apoio. Isso é uma descrição, e ela basta para o médico decidir se a atividade entra como crítica e que aptidão o ASO deve consignar. Se a resposta fosse “às vezes sobem”, sem frequência nem equipamento, a inconsistência continuaria, e a ida ao local passaria a ser o caminho do item 7.5.5.

Roteiro para o médico remoto

  • O PGR vigente foi lido por função ou grupo, e cada risco tem posto, fonte e exposição descritos?
  • As funções do PCMSO têm o mesmo nome e o mesmo conteúdo das do inventário?
  • Cada atividade crítica tem descrição suficiente para decidir a aptidão?
  • As perguntas ao responsável pelo PGR e as respostas ficaram por escrito?
  • O que ficou sem resposta está declarado no PCMSO, e não preenchido por suposição?
  • O relatório analítico tem data e meio previstos para a discussão com a área de SST e a CIPA?
Posição da casa

Trabalhamos com médicos que não estão na cidade da empresa, e não tratamos isso como problema, tratamos como método. O PGR é a fonte, e lemos o PGR antes de qualquer outra coisa. Quando o inventário não basta, a casa não preenche a lacuna com o que parece provável: devolve a pergunta ao responsável pelo PGR, recebe a resposta por escrito e declara no PCMSO o que ficou pendente. Se nem assim a atividade fica clara, a ida ao local entra, por quem estiver em condição de ver, e o registro do que foi visto vai para o inventário.

O que não fazemos é assinar um programa que o inventário não sustenta. A forma como a conferência acontece está em conferência e assinatura de PCMSO, e o que a consultoria precisa enviar para ela andar, em só assinatura do PCMSO. Para quem precisa do programa elaborado, há a elaboração de PCMSO.

Seis passos do médico responsável diante do PGR: ler o inventário, perguntar ao responsável pelo PGR, pedir descrição e fotos, decidir se a informação basta, ir ao local quando não basta e registrar no PCMSO o que ficou pendente
A NR-07 não fixa a ida ao local; fixa o resultado que o médico precisa entregar, e a ida entra quando só ela o entrega.

Perguntas frequentes

A NR-07 obriga o médico do PCMSO a visitar a empresa?

A NR-07 não usa a palavra “visita”, nem “presencial” ou “in loco”, e não fixa a ida como ato obrigatório. Ela exige que o PCMSO seja elaborado pelos riscos do PGR (item 7.5.1) e que o médico reavalie com os responsáveis pelo PGR as inconsistências que observar (item 7.5.5). Quando só a ida ao local resolve a inconsistência, ela passa a ser o meio de cumprir o item.

O médico responsável pode morar em outra cidade ou estado?

A NR-07 não trata de domicílio do médico. O critério de localidade aparece só na exceção do item 7.5.2, para médico de outra especialidade. A distância muda o custo de obter informação do local, não os deveres do médico.

Como o médico conhece o ambiente de trabalho sem ir até lá?

Pelo PGR, que descreve processos, ambientes, perigos e grupos expostos e é elaborado sob responsabilidade da organização (NR-01, item 1.5.7.2), e por perguntas e fotos datadas enviadas pelo responsável pelo PGR. O que ficar sem resposta deve constar do PCMSO.

O que fazer se o PGR não descreve bem uma atividade crítica?

O médico pede ao responsável pelo PGR a descrição da tarefa, do equipamento e da frequência. Se a descrição não bastar para decidir a aptidão, a ida ao local é o caminho do item 7.5.5, e o resultado é registrado no inventário.

Quem faz a visita, o médico ou o técnico de segurança?

A NR-07 não atribui. O PGR é de responsabilidade da organização, e a visita de campo costuma ser feita por quem elabora o inventário. A ida do médico é decisão dele, quando a informação do inventário não permite cumprir o programa.

Fontes

Toda afirmacao normativa deste texto foi conferida na fonte oficial, com o item citado.

  1. Ministério do Trabalho e Emprego · NR-07 — Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (texto vigente) · itens 7.5.1, 7.5.2, 7.5.3, 7.5.4 “d”, 7.5.5, 7.5.19.2, 7.5.19.4, 7.5.19.5, 7.5.19.6.1 e 7.6.5; glossário (atividades críticas); busca por “visit”, “presencial” e “in loco”: zero ocorrência Acesso em 31/10/2026
  2. Ministério do Trabalho e Emprego · NR-01 — Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (texto vigente) · item 1.5.7.2 Acesso em 31/10/2026

Continue por aqui